Mini Abdominoplastia
Para entender melhor o que é a mini abdominoplastia, primeiramente vamos entender o que é a abdominoplastia convencional.
A abdominoplastia convencional é um procedimento indicado para pacientes que tenham excesso de pele no abdômen, acima e abaixo do umbigo, que pode ter tido como causa uma gestação, emagrecimento acentuado, pacientes pós cirurgia bariátrica entre outros motivos. Nestes casos a paciente será submetida à abdominoplastia onde o músculo reto abdominal será amarrado, ou seja, será corrigida a diástase do músculo reto abdominal e em seguida será removido o excesso de pele da região. Agora sim vamos falar sobre a mini abdominoplastia.
Para quais pacientes é indicada a mini abdominoplastia?
Em geral, a mini abdominoplastia é realizada em pacientes que estão dentro de seu peso ideal ou muito próximos a ele, porém, que tenham apenas flacidez abdominal localizada logo abaixo do umbigo, além de casos de afastamento dos músculos reto abdominais apenas nessa região.
Em geral, ela é justamente feita em pacientes que não tenham grande excesso de pele para fazer a abdominoplastia tradicional, e nem tão pouco que uma lipoaspiração seja suficiente para deixar esse abdômen com um aspecto bonito mas o processo das duas cirurgias é bem parecido, tanto cirúrgico quanto no pós operatório.
A amarração e a reposição do músculo abdominal podem ser feitas em ambas as cirurgias, melhorando o aspecto do abdômen.
Quais os cuidados pós operatórios para a mini abdominoplastia?
Você deverá tomar alguns cuidados quanto a cicatriz da cirurgia referentes ao uso correto dos medicamentos prescritos pelo seu cirurgião, deverá manter uma postura um pouco curvada por alguns dias e fará uso da cinta compressiva mas tudo isso será informado no momento de sua avaliação e após o procedimento. Caso haja indicação, a paciente poderá associar uma lipoaspiração para ser realizada em conjunto à mini abdominoplastia.
Qual o tamanho da cicatriz?
O tamanho dessa cicatriz é menor do que a cicatriz da abdominoplastia mas o varia de paciente para paciente dependendo do grau de flacidez mas em geral, ela será sempre menor do que a cicatriz da abdominoplastia convencional.
Uma outra diferença muito importante é quanto ao umbigo pois, na abdominoplastia, existe um corte ao redor do umbigo e existem pontos para fixá-lo, já na mini abdominoplastia não há corte no umbigo, na verdade, ele é “retirado” por baixo e será reinserido um pouco abaixo do local de origem e não há absolutamente nenhum ponto por fora desse umbigo.
Quanto à indicação, cabe ao cirurgia plástico (membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica) avaliar e indicar a melhor opção para o seu caso.

