Depressão Trocantérica
O que é a depressão trocantérica?
O termo “depressão trocantérica” se refere a um sulco ou “desnível” que algumas pessoas tem nos quadris, nas laterais do bumbum deixando a região com um aspecto irregular em uma região onde deveria ter o aspecto mais “redondinho”.
Essa depressão pode ser causada por um fator fisiológico que é a distribuição do músculo na região ou por um processo de emagrecimento em que a pouca quantidade de gordura acentua essas irregularidades. Esse aspecto é esperado quando se tem pouca gordura nesta região e é mais comum em homens que naturalmente tem menor acúmulo de gordura nesta região do quadril devido ao hormônio testosterona.
O que é a cirurgia de correção da depressão trocantérica?
O tratamento mais comum para corrigir a depressão trocantérica é a lipoenxertia ou seja, a lipoaspiração com enxerto da gordura nos glúteos onde o cirurgia plástico fará a lipoaspiração em alguma região do corpo, essa gordura passará por um processo de tratamento e a enxertará nos glúteos, dando volume à região afetada corrigindo as deformidades.
Outra opção para corrigir a depressão trocantérica, porém, sem se submeter a um procedimento cirúrgico é realizar esse preenchimento com bioestimuladores de colágeno através de um procedimento completamente ambulatorial, indolor, sem pós-operatório, drenagem ou cintas e que dura menos de 1 hora onde o cirurgião fará o preenchimento da região com produtos estimuladores de colágeno, melhorando a qualidade da pele dessa região e também fornecendo um pouco mais de volume nesta região. Neste tratamento, podem ser necessárias mais de uma sessão dependendo da quantidade de produto que será usado para diminuir essa depressão lateral.
O tratamento não cirúrgico é indicado para qualquer caso?
Não, este tratamento é indicado apenas para depressões trocantéricas menores, nos casos mais acentuados a única opção é o tratamento cirúrgico.
O tratamento com enxertia só pode ser realizado após a lipo / hidrolipo?
Sim, no tratamento cirúrgico o que será enxertada é a própria gordura da paciente, logo, ela necessariamente deverá se submeter a uma lipoaspiração ou hidrolipoaspiração para que seja aspirada a gordura que será enxertada na região da depressão trocantérica.

