Em Que as Mamas Tuberosas Podem Impactar a Vida da Mulher?

Lili Spada • jul. 12, 2022

As mamas tuberosas ou mamas tubulares recebem esse nome devido ao aspecto semelhante ao de um tubo, pois são mais alongadas e compridas devido à ausência de tecido mamário e também por uma espécie de fibrose ou anel que não permite que essa mama tenha um formato arredondado, ficando com uma maior projeção para a frente e uma base estreita, formando também aréolas maiores.

É uma deformidade congênita, que se apresenta durante a puberdade. Esta singularidade, pode ocorrer mais em uma mama que na outra, deixando os seios com uma forma que pode constranger as mulheres.

Deformidades congênitas, mesmo que não causem problemas funcionais, afetam diretamente a saúde emocional de qualquer pessoa e como é o maior símbolo da feminilidade, esse impacto pode ser ainda mais devastador.


Em que as mamas tuberosas podem impactar a vida da mulher?


As mulheres podem ser afetadas a partir dos 17 e até por volta dos trinta anos, desencadeando desconforto, desequilíbrios físicos e psicológicos por provocar dificuldade de socialização na fase adulta, pelo constrangimento desde aquela fase em que as mulheres trocam de roupa na frente das amigas e até mesmo dificuldades no relacionamento amoroso por vergonha dos próprios seios. Além disso as mamas tuberosas costumam ter pouco tecido mamário em seu interior, sendo este um motivo pelo qual, as mulheres com esse tipo de mamas tendem a sentirem certa dificuldade na produção de leite materno.


Como identificar mamas tuberosas?


Os principais sintomas surgem no começo do desenvolvimento hormonal e são eles:

- Hipoplasia mamária (quando a mama é menor que o normal);

- Formato tubular, Compridas e sem bojo;

- Seios mal posicionados;

- Hérnia areolar - Projeção do bico;

- Aréolas muito grandes;

- Assimetria mamária (diferença do tamanho das mamas)



Como corrigir as mamas tuberosas?


As mamas tuberosas podem ser corrigidas pela cirurgia plástica, com a correção mamária, podendo ser feita com ou sem implante de silicone dependendo do caso.

A cirurgia corretiva desse tipo de mama visa reduzir o diâmetro da aréola, baixar o sulco mamário para atingir a posição adequada e ainda desfazer o anel fibroso para que o tecido mamário possa ter um formato considerado normal.

Já os implantes de silicone ajudam na melhora do formato das mamas, com a colocação da prótese por baixo ou por cima do músculo. As mamas ganham volume e maior simetria. Para a colocação da prótese, o cirurgião geralmente a coloca através da aréola justamente pelo fato de que as mulheres que tem mamas tuberosas geralmente têm aréolas muito grandes, então, isso já é corrigido na cirurgia. Após o descolamento do sulco infra mamário para uma posição mais inferior, coloca-se a prótese de silicone de base larga pra a correção de outra alteração causada pela mama tuberosa, que é a base das mamas muito estreitas.


Resultados da cirurgia de mamas tuberosas


Pode ser que o resultado final dessa cirurgia não seja igual às mamas lindas e maravilhosas que vemos com tanta frequência na internet como padrão de beleza, porém, a transformação dessa mama é tão grande que as paciente sempre ficam muito satisfeitas com o resultado.

Outra alternativa que oferece um resultado mais natural é o enxerto de gordura nas mamas que pode ser associada a prótese de mama em situações específicas de maior complexidade, quando somente o implante não proporciona um bom resultado.


Pós-operatório


O pós operatório para esse tipo de cirurgia é o mesmo de uma prótese de silicone ou mastopexia, são eles:

- Não pegar peso;

- Não elevar os braços acima da linha dos ombros;

- Dormir de barriga pra cima por dois meses ou pelo tempo estipulado pelo seu cirurgião;

- Usar soutien cirúrgico por dois meses ou pelo tempo estipulado pelo seu cirurgião;


Lembre-se

Todo e qualquer esforço se faz necessário para que a mulher atinja a plenitude de sua autoestima. Corrigir qualquer alteração mamária pode significar mais saúde física e emocional, por isso, a correção das mamas tuberosas deve ser realizado com o devido cuidado e rigor médico, para que cada vez mais, a mulher se sinta confiante e seguras de si.

Você Já Ouviu Falar em Torsoplastia?
Por Lili Spada 16 fev., 2023
Hello pacientes e futuros pacientes de cirurgia plástica e estética! Você já ouviu falar em Torsoplastia? Não??????? Então vem comigo que eu vou te contar.
Mais Sobre Lipo HD e Lipo LAD
Por Lili Spada 16 dez., 2022
Apesar de toda dedicação às atividades físicas e empenho em uma dieta equilibrada e quase sempre rígida, muitas pessoas não conseguem atingir o objetivo da barriga “tanquinho”, costas e peitorais definidos. E aí que entra a Lipoescultura HD, que destaca os desenhos dos músculos de forma harmoniosa e natural.
Os 5 Erros na Colocação de Prótese de Silicone
Por Lili Spada 26 out., 2022
O erro número um é o mais comum que as pacientes cometem logo após a cirurgia de colocação dos implantes de silicone.
Rinoplastia
Por Lili Spada 28 set., 2022
O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto, por localizar-se no centro da face é alvo de muita atenção e suas alterações podem causar impacto na autoestima
Lipo Enxertia
Por Lili Spada 31 ago., 2022
Como vocês já sabem podemos aumentar os glúteos com a Lipo enxertia de glúteos ou seja com a retirada de gordura em excesso de uma região do corpo e Enxertar essa gordura nos glúteos.
Tudo sobre Lifting Facial ou Ritidoplastia
Por Lili Spada 25 mai., 2022
Nenhuma região do corpo demonstra o processo de envelhecimento de forma tão evidente quanto a face. Diferentemente do corpo, o qual é possível cobrir e disfarçar com uma roupa ou cinta, o rosto está sempre exposto.
Lipedema, Doença das Pernas Grossas ou Síndrome Gordurosa Dolorosa
Por Lili Spada 11 abr., 2022
Doença crônica que atinge as mulheres. Ela é muito rara em homens não existe exame para identificar essa doença, nem de sangue nem de imagem.
Prótese de Silicone e o Efeito Rippling
Por Lili Spada 11 mar., 2022
O Efeito Rippling é algo que pode acontecer em algumas cirurgias de próteses de silicone nas mamas.
Ginecomastia
Por Lili Spada 02 fev., 2022
A Ginecomastia nada mais é do que o aumento do volume da glândula mamária, glândula esta, que serve para manter a musculatura no homem.
Onfaloplastia ou Cirurgia Estética no Umbigo
Por Lili Spada 11 jan., 2022
Onfaloplastia é o nome da cirurgia estética realizada no umbigo. Conheça suas indicações.
Mais Posts
Share by: