Prótese de Glúteo
O que é a gluteoplastia?
Gluteoplastia nada mais é do que a colocação de próteses de silicone nos glúteos. Essa cirurgia é indicada para aqueles pacientes que desejam aumentar e modelar o bumbum.
A prótese de glúteo é uma cirurgia bastante procurada, porém, pouco comentada pois, ao contrário de pacientes que colocam próteses de silicone nas mamas, aqueles que optam por colocar próteses de silicone nos glúteo não costumam o divulgar devido ao fato de existir um certo preconceito sobre esta cirurgia por conta de resultados insatisfatórios já vistos e que acabam chamando muita atenção, então, é válido lembrar que nestes casos, a técnica aplicada não foi bem empregada o que resulta em um implante muito visível que se mostra artificial durante a movimentação e caminhar da paciente, não aparentando algo harmônico de se ver mas quando a técnica é bem aplicada o bumbum fica muito natural, harmônico e bonito.
Quando a prótese de glúteo é indicada?
A colocação de próteses de silicone tem a mesma indicação da prótese de mamas; para volumizar o bumbum de pacientes que sejam muito magras e com pouco tecido ou pouca pele na região dos glúteos e que, não teriam resultados tão satisfatórios e eficazes caso optasse pelo enxerto de gordura nos glúteos.
Existem dois tipos de prótese de glúteo, a redonda que é indicada para pacientes mais baixinhas e com bumbum mais “estreito” e a prótese oval que é indicada para pacientes mais altas e com o bumbum mais alongado. Os tamanhos também variam assim como nas próteses de mama e a escolha vai de acordo com a necessidade de preenchimento de cada paciente.
Onde é realizado este procedimento?
Essa cirurgia só pode ser feita em centro cirúrgico, ou seja, em ambiente hospitalar e, diferentemente das próteses de mamas, onde o implante é colocado por cima ou por baixo do músculo, nas próteses de silicone de glúteos esse implante será colocado dentro do músculo.
É importante frisar que as próteses de glúteo não irão levantar o bumbum caído. Em pacientes que tiveram um emagrecimento considerável e ficaram com o bumbum flácido a prótese ajudará um pouco, porém, não irá levantar este bumbum, para esses casos seria necessário fazer a remoção do excesso de pele com a colocação dos implantes nos glúteos.
E quanto às cicatrizes desta cirurgia?
As cicatrizes ficam no sulco Interglúteos ou seja, no cofrinho e ele não aparece nem quando a paciente está de biquíni.
Pós-operatório da gluteoplastia
É recomendado que, na primeira semana após o procedimento, a paciente não durma de barriga para cima e que evite se sentar como fazemos a todo instante.
Após 30 dias a paciente estará liberada para retomar à sua rotina normal, se sentar, malhar, atividade sexual e tudo mais.
Há necessidade de troca das próteses?
Atualmente, tanto para próteses de glúteo quanto para as próteses de mama, há uma validade sugerida de 20 anos, ou seja, após 20 anos a paciente fará exames para avaliar a real necessidade da troca dos implantes. Os exames para a avaliação destas próteses são a ultrassonografia ou ressonância que deverão ser feitos anualmente para a averiguação da integridade destas próteses quanto a sinais de ruptura ou de contratura capsular, podendo, em caso de estarem íntegras, continuar o uso por mais alguns anos.
Frequentemente se ouve dizer que próteses tem garantia vitalícia, que duram para sempre, porém, isso não é verdade e somente com esse controle anual feito através dos exames é que essa informação poderá ser confirmada.
É possível haver rejeição das próteses de glúteo?
A prótese de silicone dificilmente sofrem rejeição e o que pode ocorrer é um processo infeccioso ou uma contratura cápsula que é uma reação do organismo contra esta prótese e nos dois casos será preciso fazer a remoção dos implantes e a colocação de novos.
Sobre a infecção, ela pode ocorrer devido ao fato de que a incisão feita para colocação dos implantes fica bastante próxima ao ânus, logo, a paciente precisa tomar muito cuidado com a higiene dessa região em seu pós-operatório.
Esta não é uma cirurgia com um pós-operatório complicado ou doloroso e o procedimento cirúrgico em si é muito rápido, a cirurgia dura entre uma hora e meia e duas no máximo.
Um detalhe importante é que, as pessoas que colocam prótese de glúteo não poderão mais tomar injeções no bumbum, pelo risco de perfurar as próteses e a medicação que era pra a paciente, ficar dentro dos implantes.

