A Ninfoplastia
Este é um procedimento bastante curioso e sua procura tem aumentado muito.
A cirurgia feminina ou cirurgia íntima, também conhecida como Ninfoplastia ou labioplastia não era muito comentada antigamente pelas mulheres, possivelmente por não se acreditar que houvesse algum tipo de correção para sua parte íntima ou até mesmo por vergonha. A verdade é que há correção e este procedimento é super simples.
Este procedimento consiste na correção da atrofia dos grandes Lábios, nos lábios vaginais com pouca gordura mas, principalmente, na correção da hipertrofia dos pequenos lábios, que é quando os pequenos lábios tem um excesso de pele tão grande que acaba ultrapassando os grandes lábios.
Além de questões estéticas, existe também a questão da dor causada durante a relação sexual e até mesmo o desconforto ao usar roupas mais justas e apertadas.
Como é a cirurgia de ninfoplastia?
Normalmente é um procedimento simples, feito com anestesia local e com a recuperação pós operatória bastante tranquila.
A proposta do cirurgião para tratar a atrofia ou o “murchamento“ dos grandes lábios é justamente o enxerto de gordura que pode ser feito com uma pequena lipoaspiração, feita com anestesia local de qualquer parte do corpo e posteriormente enxertada nessa região para dar volume aos grandes lábios.
Porém, a maior procura é para a diminuição dos pequenos lábios, cirurgia que dura em torno de 40 minutos a uma hora onde o cirurgião faz a remoção desse excesso de pele e busca sempre posicionar os pequenos lábios “escondidos” entre os grandes lábios.
Na grande maioria das vezes é feita a remoção do excesso de pele e são dados pontos com fios absorvíveis para o fechamento desta área que foi cortada. Os fios absorvíveis são fios que não precisam ser removidos no pós operatório, sendo que o próprio organismo irá absorvê-lo.
Pós-operatório
O retorno às atividades é bastante precoce, normalmente as pacientes podem ter algum inchaço nos primeiros dias porém, não é uma cirurgia dolorosa embora, em alguns pacientes, possa causar um certo incômodo. No pós operatório é indicado que se façam compressas geladas para a diminuição do inchaço, que se evite o uso de calças e roupas desconfortáveis que possam vir a piorar um pouco essa dor além, claro que se faça uma boa higiene local.
Geralmente, as pacientes retornam às suas atividades no período de 72 horas ou até menos, dependendo do tipo de cirurgia a que foi submetida.
Sobre os resultados da cirurgia
Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o resultado definitivo poderá ser observado após algum tempo, que gira em torno de 6 meses, variando de paciente para paciente. A paciente não perderá a sensibilidade da região e o repouso sexual deve ser de aproximadamente 30 dias.

